Banho

 

QUAIS OS CUIDADOS QUE OS PAIS DEVEM TER NA HORA DE DAR BANHO NO BEBÊ?

 

O recém nascido tem uma pele mais sensível, com menor resistência e menor capacidade de se manter hidratada. Quem garante a saúde da pele é uma camada de hidratante natural chamado manto hidrolipídico.

 

Portanto, deve-se evitar o excesso de banhos e o uso abusivo de sabonetes para que esse hidratante natural permaneça na pele e a proteja.

 

Banho em dias alternados pode ser suficiente para manter o bebê limpo.

 

A escolha de produtos de higiene com ph mais próximo da pele e que não contenham agentes irritativos também é um fator contribuinte à saúde cutânea.

 

O bebê também esta sujeito a perda de calor com mais facilidade e a exposição corporal pode gerar estresse e agitação.

 

Para minimizar esses efeitos o banho deve ser rápido e, de preferência, o corpo deve ficar imerso na água, para contribuir com menor perda de temperatura.

 

Ao manipular o bebê deve ter atenção ao suporte da cabeça, com cuidado para evitar o afogamento. Os movimentos devem ser suaves e os pais devem estar em posição confortável para manter o bebê em posição segura

 

EXISTEM PARTES DO CORPO QUE MERECEM MAIS ATENÇÃO?

 

As regiões do corpo que merecem maior atenção são: dobras axilares, região da fralda, pescoço e atrás das orelhas. Uma fricção gentil do produto de higiene previamente colocado na palma da mão misturado com água é suficiente para a retirada da sujidade e redução da oleosidade local.

 

QUAIS PRODUTOS DEVEMOS USAR E COMO USÁ-LOS?

 

Produtos direcionados para a faixa etária com ph levemente ácido e mais próximo ao da pele (5.5-7) são os mais adequados.

 

Produtos que não causam irritação ocular também são os mais indicados, pois o reflexo protetor de piscar ainda não está plenamente desenvolvido nos bebês. Outros fatores que devem ser considerados são: fragrância, custo e embalagem.

 

ATÉ QUE IDADE OS PAIS DEVEM DAR BANHO NOS FILHOS?

 

Com a idade, as crianças devem adquirir autonomia para a realização das atividades cotidianas que incluem o auto cuidado.

 

A maioria das crianças entre 5 – 6 anos é capaz de tomar banho sob supervisão de um adulto. Aos 7anos já pode realizar de forma independente.

 

QUANDO ELES ESTIVEREM PRONTOS PARA TOMAR BANHO SOZINHOS, QUAIS SÃO AS ORIENTAÇÕES QUE OS PAIS DEVEM DAR AOS FILHOS?

 

As orientações para o banho devem incluir desde as etapas básicas do procedimento em si, como uso de shampoo e sabonetes, até os cuidados para evitar acidentes, como ajuste da temperatura da água e quedas.