Conjuntivite

CONCEITOS

• A conjuntivite é uma inflamação da fina membrana que reveste a superfície interna das pálpebras e a parte branca dos olhos
  • Os sintomas mais comuns da conjuntivite incluem olhos vermelhos e secreção ocular
  • Conjuntivite viral e bacteriana são as mais comuns

CONJUNTVITE VIRAL

• Geralmente associada a sintomas de resfriado. Aparecimento de gânglios, febre, dor de garganta e coriza
  • Os sintomas mais comuns incluem vermelhidão, secreção aquosa ou de muco e uma sensação de queimação ou arenosa em um olho
  • O segundo olho geralmente é infectado dentro de 24 a 48 horas
  • Altamente contagiosa. Transmitida por contato, geralmente com objetos contaminados com a secreção ocular da pessoa infectada
  • Sintomas frequentemente intensificam nos primeiros três a cinco dias, com melhora gradual posterior

CONJUNTVITE BACTERIANA

• Altamente contagiosa, geralmente afetando vários membros da família ou crianças na sala de aula
  • Disseminada por contato, geralmente com objetos que entraram em contato com as secreções oculares da pessoa
  • infectada
  • Os sintomas incluem vermelhidão e secreção espessa de um olho, embora ambos os olhos possam ser infectados. A secreção pode ser amarela, branca ou verde e geralmente continua sendo produzida ao longo do dia
  • O olho afetado costuma ficar colado pela manhã
  • A maioria dos tipos de conjuntivite bacteriana se resolve rapidamente e não causa danos permanentes quando
  • tratados com colírio ou pomada antibiótica.

SINAIS DE ALERTA

• Sensibilidade intensa nos olhos
  • Dificuldade de enxergar claramente
  • Dificuldade em manter os olhos abertos ou sensibilidade à luz