Mel e botulismo

O Botulismo é uma doença extremamente grave, causada por toxinas produzidas pelas bactérias do gênero
Clostridium.

O Botulismo infantil é uma forma de apresentação da doença que acomete crianças menores de 1 ano de vida, principalmente aqueles menores de 3 meses.

A doença inicia com a ingestão de esporos bacterianos através de alimentos contaminados. Aí que entra o mel.

O mel é uma fonte potencial de esporos causadores da doença. O alimento contaminado e armazenamento de forma imprópria permite que as bactérias esporulem.

As características habituais do intestino são desfavoráveis ao crescimento da bactéria. Porém, indivíduos com uma flora intestinal parcialmente desenvolvida, como é o caso de crianças menores de 1 ano, tornam-se susceptíveis. A contaminação da luz intestinal propicia o crescimento bacteriano e produção de toxinas.

Quando a infecção é presente a criança apresenta:

• Obstipação
  • Alteração visual
  • Boca seca
  • Dificuldade para engolir e falar
  • Paralisia do tronco, braços, pernas, e sistema respiratório.

O diagnóstico se baseia nos sintomas e na dosagem da toxina nas fezes e identificação da bactéria.

As crianças gravemente doentes podem precisar de suporte intensivo incluindo suporte respiratório e nutricional.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda que crianças com menos de um ano de idade não consumam mel. O objetivo da orientação é prevenir a ingestão de esporos da bactéria.

Não existem restrições ao consumo de mel por crianças com mais de um ano de idade e adultos sem problemas de saúde relacionados à flora intestinal.