Repelentes

Doutor, posso utilizar repelentes de insetos em crianças?

 

Os repelentes devem declarar qualquer restrição de idade. Se não houver nenhuma, a EPA (agência de proteção ambiental dos EUA) não exige restrição à utilização do produto.

 

Além das decisões da EPA sobre o uso de produtos para as crianças, muitos pediatras também se baseiam na opinião da Academia Americana de Pediatria (AAP).

 

O DEET é o repelente mais amplamente disponível. Não existem estudos definitivos na literatura científica sobre qual concentração de DEET é segura para as crianças e nenhuma doença grave tem sido associada à utilização de DEET em crianças.

 

A academia Americana de pediatria se posiciona: Repelentes de insetos contendo DEET com uma concentração de 30% parecem ser tão seguros como produtos com uma concentração de 10% quando utilizados de acordo com as instruções no rótulo do produto. Não é recomendado repelentes com DEET em crianças menores de 2 meses.

 

E quais são as orientações para a utilização de um repelente em crianças?

 

  • Ao usar repelente na criança, inicialmente aplique em suas próprias mãos e, em seguida, esfregue sobre o seu filho. Evite os olhos e boca. Use com moderação em torno das orelhas.
  • Não aplique repelente nas mãos das crianças. As crianças tendem a colocar as mãos na boca.
  • Não permita que crianças pequenas apliquem o repelente de insetos nelas mesmas.
  • Mantenha repelentes fora do alcance das crianças.
  • Não aplique repelente sob a roupa. Se repelente é aplicado na roupa, lavar a roupa tratada antes de usar novamente.

 

Usar repelentes sobre a pele não é a única forma de evitar picadas de mosquitos. Quais são as outras formas de proteger as crianças de picada?

 

  • Crianças (e adultos) podem usar roupas com calças e mangas compridas enquanto expostas. Repelentes também podem ser aplicados na roupa. Telas e véus de berço podem ser usado como proteção mecânica. Também é possível reduzir o número de mosquitos na área, livrando-se dos recipientes com água parada.

 

Resumindo:

 

  • A recomendação atual da AAP e CDC para crianças com mais de 2 meses de idade é usar 10% a 30% de DEET.
  • DEET não deve ser utilizado em crianças com menos de 2 meses de idade.
  • A eficácia é semelhante para DEET de 10% a 30%, mas a duração do efeito varia. O DEET de dez por cento fornece proteção por aproximadamente 2 horas e 30% por aproximadamente 5 horas.
  • Como alternativa ao DEET, a icaridina tornou-se disponível nos EUA e no Brasil com concentração de 5-10%